Recife, a multicultural cidade de mar, ilhas, rios e pontes
Uma cidade com mar, ilhas, rios e pontes. É assim que podemos denominar o Recife, que encanta não só com sua originalidade geográfica, como também pela sua diversidade de expressões artísticas e populares e sua forte história, com influências portuguesa, afro, holandesa, francesa e judaica. O Recife também é única pela sua pluralidade de eventos culturais, como o Carnaval que, de ano em ano, reúne todos os ritmos, além de oferecer bons programas 24 horas por dia, os sete dias da semana, e imperdíveis roteiros turísticos, atendendo todos os gostos dos turistas e recifenses.
Tudo começou no Marco Zero. Quem visita a praça, que fica no Bairro do Recife, descobre a origem da cidade. Lá, no piso, como uma grande mandala, está o painel “A Rosa dos Ventos”, de Cícero Dias. Ao redor, 360º de belezas: antigas edificações, o mar e o Parque das Esculturas, de Francisco Brennand. Um lugar onde tudo acontece no Recife é o Espaço Cultural Pátio de São Pedro, que une casarios oitocentistas à imponência da Concatedral de São Pedro dos Clérigos, com traços fiéis à tradição portuguesa. Além de polo de animação, o espaço reúne restaurantes regionais, museus e memoriais, como o de Luiz Gonzaga, rei do baião, e Chico Science, mestre do mangue beat.
Em sete quilômetros de orla, a Praia de Boa Viagem tem águas claras e mornas, com piscinas naturais formadas pelos seus arrecifes. Além disso, a praia oferece várias opções de bares, restaurantes, quiosques e opções de esportes, atraindo todas as tribos. Com uma dimensão única de arte e originalidade, o Recife é o berço de grandes artistas. Aqui, encontramos a Oficina Brennand, um labirinto artístico inesquecível de um dos expoentes máximos da arte contemporânea, Francisco Brennand.
A gastronomia diz um pouco mais da cidade. Os sabores exóticos resultam da mistura de influências e um cardápio criativo, conferindo o título de principal polo gastronômico do Norte e Nordeste. Dos pratos típicos aos mais ousados, mercados, bares, restaurantes e botecos agradam todos os paladares. Esse é o Recife que, entre as águas e a imaginação, ainda proporciona passeios de catamarã embalados pela calmaria do Rio Capibaribe e suas pontes que dividem a tarefa de dar mais beleza à harmoniosa arquitetura da cidade.
Rafaela Aguiar
Créditos de Imagens : Empetur